Carlos Lupi levou o trabalhismo brasileiro a Madri. Na última sexta-feira (10.out.2025), o presidente do PDT e vice da Internacional Socialista discursou na cúpula da entidade, realizada na sede do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) e comandada por Pedro Sánchez, primeiro-ministro da Espanha.
Falou sem rodeios. Defendeu a democracia brasileira, atacada por setores da extrema-direita, e lembrou que o país resistiu à tentativa de golpe. Disse que os responsáveis serão punidos, inclusive o ex-presidente Jair Bolsonaro.
Lupi também mirou fora das fronteiras. Criticou o governo de Donald Trump por impor tarifas baseadas em informações falsas sobre a Justiça brasileira. Para o pedetista, o episódio foi uma clara tentativa de intervenção.
A cúpula da Internacional Socialista reuniu lideranças de todos os continentes, entre elas a secretária-geral Chantal Kambiwa. Um dia antes, Lupi participou de um fórum sobre comunicação política e defendeu o combate à desinformação que alimenta a extrema-direita em todo o mundo.

