O tucano Marconi Perillo confirmou que será pré-candidato ao governo de Goiás. O anúncio ocorreu em evento da Associação Goiana de Ex-Prefeitos(as) (AGEXP), na Assembleia Legislativa, em Goiânia, que comemorou seus 30 anos de filiação ao PSDB e fez coro para que ele voltasse à disputa estadual.
Filiado ao PSDB desde 1995, Marconi construiu uma trajetória marcada por protagonismo e influência nacional. Tornou-se governador de Goiás aos 35 anos, o mais jovem do país, à época, e consolidou-se como uma das principais lideranças do partido.
Foi também um dos grandes articuladores da Lei da Ficha Limpa, ao colocar a proposta em votação no Senado, em 19 de maio de 2010, quando ocupava a vice-presidência da Casa. Aprovada por unanimidade, a lei nasceu de um movimento popular com o apoio de 1,6 milhão de brasileiros e foi sancionada pela Presidência da República em 4 de junho do mesmo ano.
redacao@colunapolitica.com.br
Ronaldo Nóbrega é jornalista e memorialista, com quase três décadas de atuação na imprensa e na análise institucional. Aos 16 anos, emancipou-se para ingressar no mercado de comunicação, iniciando sua trajetória no jornal A Hora, no Nordeste. Em Brasília, atuou como consulente no Tribunal Superior Eleitoral por 12 anos. Em 2005, teve papel de destaque na Consulta nº 1.185, que contestou a Regra da Verticalização e resultou na Emenda Constitucional nº 52/2006, marco que consolidou a autonomia partidária no Brasil.