Ronaldo Nóbrega

MEC faz 95 anos e Marina Helena cita fiasco no PISA

Ronaldo Medeiros   -   28 de setembro de 2025

Ouça este conteúdo
1x

O MEC completou 95 anos neste domingo (28.set.2025) com festa na Esplanada dos Ministérios. Lula participou da Corrida e Caminhada MEC 95 Anos ao lado de ministros e servidores em um evento que reuniu 6 mil pessoas. Discursos otimistas sobre educação como pilar da soberania nacional marcaram a manhã.

Nas redes sociais, a economista Marina Helena, comentarista da Revista Oeste, ex-diretora de Desestatização no Ministério da Economia a convite de Paulo Guedes e candidata à prefeitura de São Paulo em 2024, cutucou a narrativa oficial.

Em sua conta no X @marinahelenabr ela lembrou que a Caminhada da Soberania Educacional do Brasil deixou de fora um dado incômodo: os resultados do PISA 2022, que colocam o Brasil em 53º lugar em leitura, 61º em ciências e 65º em matemática entre 81 países avaliados.

Um retrato pouco animador depois de décadas de políticas de esquerda na educação. Enquanto o MEC soprava as velinhas, o ranking internacional esfriava o clima de celebração.

redacao@colunapolitica.com.br

Ronaldo Nóbrega é jornalista e memorialista, com quase três décadas de atuação na imprensa e na análise institucional. Aos 16 anos, emancipou-se para ingressar no mercado de comunicação, iniciando sua trajetória no jornal A Hora, no Nordeste. Em Brasília, atuou como consulente no Tribunal Superior Eleitoral por 12 anos. Em 2005, teve papel de destaque na Consulta nº 1.185, que contestou a Regra da Verticalização e resultou na Emenda Constitucional nº 52/2006, marco que consolidou a autonomia partidária no Brasil.

Compartilhe