A Universidade Brasil (UB), em Fernandópolis, vai receber no dia 2 de outubro o ex-ministro José Dirceu. Ele será a estrela da aula magna intitulada “A conjuntura histórica e geopolítica do momento”.
Dirceu, que conhece como poucos as engrenagens do poder, deve falar de um mundo em ebulição, do tabuleiro internacional aos impasses nacionais. A UB, que oferece cursos como Medicina, Direito e Agronomia, abre suas portas não só para alunos e professores, mas também para a comunidade regional e autoridades locais.
A reitora Bárbara Costa garante que a iniciativa reforça o compromisso da instituição com o debate público. O campus de Fernandópolis quer se afirmar como polo de reflexão. E ninguém melhor do que um personagem que esteve no centro da política brasileira para instigar perguntas e provocar respostas incômodas.
redacao@colunapolitica.com.br
Ronaldo Nóbrega é jornalista e memorialista, com quase três décadas de atuação na imprensa e na análise institucional. Aos 16 anos, emancipou-se para ingressar no mercado de comunicação, iniciando sua trajetória no jornal A Hora, no Nordeste. Em Brasília, atuou como consulente no Tribunal Superior Eleitoral por 12 anos. Em 2005, teve papel de destaque na Consulta nº 1.185, que contestou a Regra da Verticalização e resultou na Emenda Constitucional nº 52/2006, marco que consolidou a autonomia partidária no Brasil.