Ronaldo Nóbrega

Márlon Reis relata proposta da CONEDAN ao TSE contra uso de animais

Ronaldo Nóbrega  -   19 de setembro de 2025

Ouça este conteúdo
1x

A CONEDAN – Confederação Nacional das Entidades de Defesa dos Direitos Animais  lançou nesta semana o projeto “Eleições Clean”, que pretende levar ao TSE propostas para coibir o uso de animais em campanhas eleitorais. A iniciativa, formulada pelos doutores Vicente Ataíde Júnior, Sérvio Túlio Reis e Márlon Reis, terá relatoria justamente do ex-juiz que se notabilizou pela Lei da Ficha Limpa.

Reis deve entregar até novembro a minuta da resolução que sugere proibir práticas como carreatas com cavalos, uso de animais em comícios e até a contabilização de fogos de estampido como gasto eleitoral. A meta é incluir a proteção animal no rol das regras do pleito de 2026.

Para saber mais, acesse a notícia completa no site Justiça em Foco.

redacao@colunapolitica.com.br

Ronaldo Nóbrega é jornalista e memorialista, com quase três décadas de atuação na imprensa e na análise institucional. Aos 16 anos, emancipou-se para ingressar no mercado de comunicação, iniciando sua trajetória no jornal A Hora, no Nordeste. Em Brasília, atuou como consulente no Tribunal Superior Eleitoral por 12 anos. Em 2005, teve papel de destaque na Consulta nº 1.185, que contestou a Regra da Verticalização e resultou na Emenda Constitucional nº 52/2006, marco que consolidou a autonomia partidária no Brasil.

Compartilhe