José Humberto Pires de Araújo (Zé Humberto) comemorou 69 anos de idade, nesta quarta-feira (26.6), em meio a homenagens e articulações políticas discretas e intensas. Secretário de Governo do Distrito Federal desde 2019 e figura-chave da gestão Ibaneis Rocha, filiou-se ao MDB em março deste ano e passou a ser tratado como nome certo para a disputa de uma vaga de deputado federal em 2026.
Nos bastidores, porém, cresce o coro de que a biografia de Zé Humberto é grande demais para a moldura da Câmara. Empresário com forte atuação no setor supermercadista, onde presidiu a Abras por dois mandatos e atuou em entidades latino-americanas, e homem público com passagem por administrações de Roriz, Arruda e Ibaneis, ele também se destacou em áreas sociais e de inclusão desde os anos 1970.
Com trânsito em diversas frentes e um currículo que mistura gestão técnica, articulação política e liderança institucional, há quem defenda que seu nome deveria ser considerado para o Senado. Outros, mais ousados, falam até em candidatura ao Governo do DF.
Por ora, ele mantém o silêncio habitual e o foco na articulação política da atual gestão. Mas no MDB e no núcleo político do Buriti, ninguém descarta que os próximos passos de Zé Humberto possam surpreender.

