8 de abril de 2018

Deputado André Amaral defensor da vaquejada sofre queda de cavalo

Mataraca - PB O Deputado Federal André Amaral (PROS-PB), intransigente defensor da Vaquejada como esporte popular inserido na cultura dos sertanejos nordestinos sofreu, neste domingo(8/4), um tombo com seu cavalo ao puxar um boi na faixa. O deputado Vaqueiro conseguiu derrubar o boi, mas foi machucado no acidente provocado por seu cavalo.

A proibição das Vaquejadas foi um tema discutido exaustivamente pelo Congresso Nacional, acionado pelo forte lobby dos protetores dos animais, envolvendo até o STF, instância procurada pela militância ao lado de ambientalistas, que consideravam as vaquejadas um ato de tortura -praticado contra os animais. Esqueceram os defensores da proibição das vaquejadas, que ocorreu uma mutação “sui generis”: foi uma tradição cultural, que se transformou em esporte popular admirado e frequentado por todas as categorias sociais. Do modo como foi abordado e discutido na época, os radicais inverteram o princípio e a causa: reclamavam que foi um esporte criado para ser introduzido na cultura regional.

Vaqueiro desde a mais tenra idade, o Deputado Federal André Amaral que ativamente participou de todos os debates e audiências pertinentes ao tema, chegou a propor a “regionalização” do STF, para que a principal Corte de Justiça do país compreendesse as mais diversas culturas em suas regiões, ligadas a centenárias tradições históricas de sua gente. No calor do debate que se arrastou por meses, André Amaral destacou em um de seus discursos: “como pode avaliar a importância da vaqueja um Ministro da Suprema Corte do país, onde não tem nenhum nordestino em sua composição, e desconhecem por completo o sentimento popular das vaquejadas?”

As vaquejadas atraíram o show Business, tornando um negócio rentável - mesmo que sazonal - gerador de empregos e rendas. O evento ganhou novo formato, como sua realização em forma de circuitos. Todas as cidades do interior nordestino têm sua grande vaquejada, oportunidade onde os astros da música sertaneja se apresentam. Por outro lado, melhorou a qualidade do rebanho de bovinos e equinos, cuidadosamente selecionados, adestrados para disputa.  

Hospitalizado e com escoriações, o quadro de saúde do Deputado André Amaral não inspira maiores cuidados.

Postagem mais recente Anterior Inicio